E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até à meia-noite. E havia muitas luzes no cenáculo onde estavam juntos. E, estando um certo jovem, por nome Êutico, assentado numa janela, caiu do terceiro andar, tomado de um sono profundo que lhe sobreveio durante o extenso discurso de Paulo; e foi levantado morto. Paulo, porém, descendo, inclinou-se sobre ele e, abraçando-o, disse: Não vos perturbeis, que a sua alma nele está.E subindo, e partindo o pão, e comendo, ainda lhes falou largamente até à alvorada; e assim partiu.E levaram vivo o jovem, e ficaram não pouco consolados. Atos: 20-7-12
Este texto de atos descreve um pequeno episódio na caminhada missionária de Paulo que precisa ser bem assimilado para extrairmos ensinamentos. O jovem Êutico assistia a um longo sermão do apóstolo e foi envolvido por um sono profundo, como estava sentado em uma janela no terceiro andar, caiu e morreu. Assim como ele, muitos são o que continuam dormindo e, por causa do sono, caem e morrem. Deste texto podemos aprender que a morte espiritual acontece quando:
1.Quando somos indiferentes a Palavra - Pensemos sobre a cena: Paulo pregando e Êutico dormindo. É certo que a pregação do apóstolo estava se estendendo muito, segundo a narrativa se prolongou . Seu sermão estava se tornando muito cansativo. Mas tal coisa não pode ser motivo para dormir. Muitos são os que se comportam assim: estão indiferentes à voz de Deus, insensíveis ao que o Senhor está falando, através da ministração de quem está pregando a Palavra. Uns recebem como para si mesmos, outros se fazem alheios. Estes não estão atentos quanto a Palavra; aí, adormecem, caem da janela e morrem como Êutico. O que seria ser indndiferente a Palavra. 1º Ir a igreja para o culto sem levar a Palavra de Deus.; 2ºQuando se conversa justamente na hora da pregação; Quando nem abre a Palavra, quando solicitado por quem dirige ou prega; quando se permanece de cabeça baixa no banco,; quando saimos do Templo sem uma necessidade que justifique,. sem uma justificativa plausível ;. Lembro-me do início de minha vida cristã, quando em minha igreja durante um tempo, tivemos um pastor interino, que tinha extrema dificuldade de comunicar a Palavra pela razão de ser norte americano, que estava como missionário a pouco tempo no Brasil, mas que apesar disso me portava com muita reverência diante da Palavra pregada, não só eu, mas os jovens que faziam parte daquela igreja, aprendemos a sermos reverentes. Não fique indiferente a Palavra, pois você pode "cair da janela"!
2-Quando nos isolamos dos outros - Ali no cenáculo – sala espaçosa de encontros, orações – aquele Eutico não parecia estar entre os demais, mas preferiu isolar-se sentado na janela. Pessoas que agem assim não querem muito se socializar. Não querem viver comunitariamente. Há pessoas que gostam de viver isoladamente. Cuidado, com isso! O isolamento pode atrofiar o seu crescimento. O isolamento mata nosso relacionamento com Deus e com o outro, o nosso próximo. Quem se isola passa a não ter o sentimento de pertencer, antes fica distante da linguagem, do jeito de ser e da visão compartilhada por todos os outros. Quantas pessoas tem oportunidade de ter comunhão mais estreita com a igreja, isso pode ocorrer quando você come e bebe junto com irmão na casa dele, como fazia Jesus que até por isso foi chamadado pelos fariseus de comilão e beberrão. Na igreja primitiva esta prática era comum, comiam juntos. Não se isole meu irmão(ã), interaja, relacione-se, seja corpo, família de Deus.
3-Quando brincamos com o perigo - Ele estava sentado em uma janela no terceiro andar! Como é arriscado estar nessa situação. Será se nós temos casos assim entre nós: pessoas que brincam com o perigo, Quem brinca com o perigo, quem gosta de viver perigosamente, como quem viver a praticar esportes radicais, sem a devida segurança, pode ser surpreendido pela morte. Muitos são os que brincam, mas têm sido surpreendidos pela morte espiritual. "Saia da janela". Aliás hoje também podemos dizer saia de "cima do muro", porque o muro é do inimigo, e ele quer mantê-lo aí.
Não permita querido que venha ocorrer com você, esteja atento a Palavra, viva em comunhão com a igreja, relacione-se, viva no corpo e concerteza estará fora do perigo de morte espiritual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário