Introdução: Dentro do tema do mês de Novembro uma das coisas que eu gostaria que ficasse entendido, é que precisamos como igreja valorizar a cooperação ter senso de cooperação. Aqui poderíamos dizer que é um retrato da igreja é um povo que foi liberto do cativeiro está peregrinando para terra prometida. É portanto um quadro da igreja. O texto então diz...... E aí verificamos 2 PRINCIPIOS que dever ser observados :
1-Compreende que cada crente faz parte do todo. Veja que há uma diversidade de funções. Há um líder, que é Moisés. Há assessores, Arão e Hur, e há militares, Josué e os seus. soldados. Eles se uniram-se para uma obra. Poderemos fazer uma pergunta: Qual é o mais importante? Alguém diria: “é Moisés”. Sim, quando Moisés levantava as mãos....,. Cada um tinha uma tarefa a cumprir. Cada um aceitou a sua responsabilidade. Eles compreenderam que o fracasso de um seria o fracasso de todos e que o acerto de um seria o acerto de todos. O que estava se desenrolando não era a causa de Moisés,. O que estava em jogo era a existência do povo, era a sua vitória.
APLICAÇÃO: Assim deve ser a igreja cada um procurar desempenhar uma tarefa, o que eu posso fazer, para ajudar minha igreja meu povo, você não pode se julgar desnecessário, ou achar que outros podem fazer, e eu ficar de fora...Todo crente que faz parte de uma igreja, ele precisa entender que Ele faz parte do todo. Romanos 12:3-8.
Então cada crente tem uma função a exercer no meio do povo de Deus para que a igreja avance e seja abençoada, vitoriosa.
2-Compreende que cada um tem o seu valor pessoal. Moisés, Hur, Arão, Josué, os seus soldados, cada um tinha algo a fazer. Não competia ARÃO fazer o trabalho de MOISÉS, de JOSUÉ seus soldados, cada um tinha algo a fazer.Josué e soldados podiam dizer “Poxa Moisés tá numa boa no alto da montanha sentadinho, e agente aqui ralando, não”
Sem ciúmes, sem queixas, sem nenhum se achar mais importante ou menos importante. Cada um compreendeu que tinha um trabalho específico. Se não valorizar a cooperação, a vitória não vem..
APLICAÇÃO: Nenhum Cristão pode se dizer diante de Deus: “Eu sou inútil, despreparado, não tenho competência nenhuma, não há o que eu possa fazer pela obra de Deus”: Trazer Visitantes, Visitar, Orar, Recepcionar, etc. .
Gancho Evangelístico: Venceram uma batalha, mas a Batalha espiritual, só vencemos com Jesus. Porque nosso adversário Satanás, vem...Só Jesus pode nos dávitória.
Conclusão: Que tipo de igreja é você já compreendeu que você faz parte do todo, já compreendeu que você tem um valor pessoal e especial nesta Obra.
Jesus Fonte de Vida - João 7:37-38
__________________________________________________
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjcz0yQcoxs_My95QHIdXTNGtK3uRY9g5pISf_EoTNu-tPxxakVFd3RODautN7wW4-6TSXHBl6XJ8Xw_lH3ULTKpNBmZMm_-wGAMmuGqy0zGiFT6I86OZHfIcH_qEQn1eOWt0m4wFXabwo/s1600/images.jpg)
Era a época da festa das cabanas ou como era chamado também a festa dos tabernáculos . Aquela festa lembrava a experiência vivida por Israel no deserto quando Moisés tirou água da rocha para o povo beber. Naquela festa havia a cerimônia da água em que uma procissão liderada por um sacerdote descia ao tanque de Siloé onde um jarro de ouro era enchido de água e levado templo na hora da oferta matinal. A água era derramada Também, aquela festa trazia em si o sentido da expectativa da vinda do Messias. Provavelmente, no oitavo (último dia como diz o texto dia, era realizada uma oração para que a chuva viesse sobre a terra. E nesse momento que Jesus, de pé, no meio do templo, se apresenta como o manancial prometido.Se em Isaías 55.1 está escrito: Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas..., Jesus diz, se alguém tem sede venha a mim e beba. Então Jesus é Fonte de Vida e por isso com base no texto, podemos fazer 3 afirmações:
1. Jesus é fonte verdadeira. Com isso, queremos dizer que podem haver outras fontes das quais as pessoas bebam. Há muitas fontes, só uma é a fonte de águas vivas, Jesus. Só um pode saciar a sede do coração do homem, Jesus.
Aplicação: Hoje, existem muitas fontes nas quais o homem tem procurado beber. O homem procura saciar a sua sede em terapias alternativas, cristais, pirâmides, tarôs, ioga,lendo livros de auto ajuda. Tudo em vão, c, águas que não curam a sede. Só Jesus é a fonte das águas.
2. Jesus é fonte acessível. Jesus convida a vir até a ele. Se alguém tem sede, venha e beba é fonte de graça. Não é preciso fazer penitências, não é preciso subir escadas de joelhos,, não é preciso repetir preces intermináveis e enfadonhas, se altoflagelar, não é preciso viajar quilômetros , não é preciso tomar banho em nenhum rio ir em Israel, levar orações para monte sagrado, não é preciso viajar para nenhum santuário, não é preciso sair de igreja em igreja, enfim Jesus é a fonte acessível que está perto, ao lado que caminha conôsco, é sua promessa: "eis que estou convôsco todos os dias..""tem sede venha a mim e beba", a qualquer momento , a qualquer hora, sem pagar nada, sem sacrifícios, é de graça, porque Ele é a graça manifesta de Deus.
2. Jesus é fonte acessível. Jesus convida a vir até a ele. Se alguém tem sede, venha e beba é fonte de graça. Não é preciso fazer penitências, não é preciso subir escadas de joelhos,, não é preciso repetir preces intermináveis e enfadonhas, se altoflagelar, não é preciso viajar quilômetros , não é preciso tomar banho em nenhum rio ir em Israel, levar orações para monte sagrado, não é preciso viajar para nenhum santuário, não é preciso sair de igreja em igreja, enfim Jesus é a fonte acessível que está perto, ao lado que caminha conôsco, é sua promessa: "eis que estou convôsco todos os dias..""tem sede venha a mim e beba", a qualquer momento , a qualquer hora, sem pagar nada, sem sacrifícios, é de graça, porque Ele é a graça manifesta de Deus.
3. Jesus é fonte inesgotável. Saciou a sede de tantos segundo os evangelhos: mulher samaritana, Zaqueu, pessoas que estavam completamente perdidas e marginalizadas, o cego Bartimeu, pária da sociedade, o leproso que dele se aproxima, enfim a mais dois mil anos Jesus continua sendo a fonte inesgotável.
Aplicação: Se você tem sede, se sua alma está sedenta se aproximar dele ele irá saciá-lo porque Ele fonte inesgotável
Conclusão: Então Jesus é fonte verdadeira, acessível e inesgotável, você vir, beber e saciar a sua alma e ter vida e vida eterna.
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
Ele escolheu homens simples, pescadores, rudes, mais acostumados à solidão do mar do que às multidões. Foi estes que Jesus escolheu e a estes confiou a missão mais importante de toda a história: dar continuidade ao seu ministério.
1- Jesus chama homens sem méritos. Mateus. Fazer de um cobrador de impostos um discípulo aí já é um exagero! É comprometer a credibilidade do ministério. Aquele homem, além de ser uma lesa-pátria, levava sobre a suspeição de roubar na cobrança de impostos. A verdade é que Jesus não escolheu ninguém baseados nos méritos. Ele não olhou para as medalhas de vitórias n não levou em conta aqueles que se julgavam santos e puros a ponto de menosprezarem os outros. Talvez nem eu nem você os escolhêssemos, mas Jesus os escolheu.
Aplicação: Ninguém q vem a Jesus é pq tem mérito, Jesus não faz acepção.Uma época muita gente sem instrução....Efes.2:8 "Pela graça soia salvos..."
2-Jesus chama homens trabalhadores Jesus, não pensou assim, esses homens estão desocupados, não têm mesmo o que fazer, acho que vou aproveita-los.
Aplicação: Ninguém pode dizer, Jesus, vai chamar outros, afinal de contas eu sou tão ocupado! Qta gente...as x até mesmo desocupadas não quer vir pra Jesus...
Ilustração:: a seara é grande – Mateus 9:35-38
Ilustração:: a seara é grande – Mateus 9:35-38
3-Jesus aproveita o que há de bom nos homens. Jesus aproveita o pouco que nós temos para fazer muito.
Pedro era pescador. Virou o maior pescador da igreja. Jesus usou a intempestividade de Pedro, o seu desembaraço, a sua intrepidez. No dia de Pentecostes quando a multidão aturdida ficou a se indagar o que aquilo acontecia. Pedro aproveita aquela oportunidade para apresentar a Jesus Cristo.. Ele era homem de ações imediatas e Jesus usou isso. Assim, o pouco que nós temos, pode ser muito nas mãos de Jesus. Ninguém na Igreja pode dizer. Ah! Mas Jesus não precisa de mim, afinal de contas tem tanta gente na Igreja mais capacitada do que eu. Ah! Você não sabe o que Jesus pode fazer através de você, com os dons e talentos que Ele colocou em suas mãos.
4-Jesus chama-nos para vir imediatamente. O Chamado de Jesus é sempre urgente. Imagine as inúmeras questões que se levantam em uma hora como essa: E o meu barco, quem vai tomar conta? A minha família, quem vai sustentar? Como nós vamos viver? Para onde vamos? Que garantia nós teremos? A única garantia é aquele que chama. Aquele que chama sustenta, aquele que chama dirige, aquele que chama capacita, aquele que chama vai à frente.
Aplicação: Pessoas adiam, Ilustração: Convite Grande Ceia (Ve seus campos, bóia, casamento) depois, depois...
Conclusão: Jeus continua a chamar pessoas para serem seus seguidores..
_________________________________________________________
Um toque transformador - Mateus 8:1-4
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhLkyXfNU6rkOLwx_I4DdC9SPphbsHHGR6sA7c-nLDOVac3_hDC6qHqZJ_TEHZt6ilhK_7p76CFyXkNebYXpP2qrFJne2GYx3L3BiL0xRFJVjj-SrJIHfD2VAdIj9vOOND8KhswvbY8Kv0/s1600/%25C3%258Dndice.jpg)
Introdução: Santo Agostinho dizia que a vida de um homem é mudada ou por um grande amor ou por uma grande dor. As pessoas pegaram essas palavras dele, e deram outra forma: “Quem não vem pelo amor, vem pela dor”. O que isso significa? Que Deus sempre usa as circunstâncias da nossa vida para nos aproximar dele. Alguns só ficam perto de Deus quando tudo está bem, Outros, todavia, só se aproximam de Deus, quando as coisas estão muito ruins. Um leproso tem um encontro transformador. FATOS:
1-ELE SE COLOCA NO CAMINHO DAS PESSOAS (V.1)
Mateus diz que Jesus é quem desceu do monte para encontrar-se com o leproso.(Mt.8.1). Uma das coisas mais importante na vida e no mistério de Jesus. É que ele sempre se colocava no caminho das pessoas.
ILUSTRAÇÃO: Se colocou no caminho da Samaritana,Zaqueu
Aplicação: E hoje ele se coloca no seu caminho. Muitas pessoas dizem que vivem em busca de Deus. Mas quantas vezes Jesus já se colocou em seu caminho e você o evitou ou se fez indiferente para com ele. O Desejo de Deus de abençoar as pessoas é tão grande, que ele é quem toma a iniciativa de se colocar no caminho das pessoas. E hoje ele está se colocando no seu caminho!
ILUSTRAÇÃO: A lepra não era doença qualquer: Miriã, geazi,Usias (castigo de Deus )
Condição das pessoas com lepra – Levitico 13
2-ELE TOCA O INTOCÁVEL – (2,3)
v.2 diz que veio o leproso – a atitude...
APLICAÇÃO: Jesus não discrimina, Jesus não vê cor, não origem social, Jesus não vê feio bonito, Jesus não vê o exterior, diferente de nós que muitas vezes somos preconceituosos, fazemos...Deveriamos reproduzir, o amor, a misericórdia de Jesus ao desvalido, ao necessitado, ao marginalizado, mas...ILUST. GHANDI
RESULTADO:
APLICAÇÃO: Onde Jesus toca o milagre acontece! Onde Deus toca há mudanças e transformação! Jesus quer ressuscitar os seus sonhos!
ILUSTRAÇÃO: E quando Ele toca no jovem, a vida entra por suas narinas, o que estava morto, volta a viver, o que era impossível, se torna possível,
Conclusão: Deixe-se ser tocado por Jesus, o toque da mudança, o toque da transformação, o toque da salvação, ele se coloca a caminhar em sua direção.