No evangelho de Marcos 8:13-21, lemos a seguinte narrativa:
E, deixando-os, tornou a entrar no barco, e foi para o outro lado. E eles se esqueceram de levar pão e, no barco, não tinham consigo senão um pão. E ordenou-lhes, dizendo: Olhai, guardai-vos do fermento dos fariseus e do fermento de Herodes.
E arrazoavam entre si, dizendo: É porque não temos pão.
E Jesus, conhecendo isto, disse-lhes: Para que arrazoais, que não tendes pão? não considerastes, nem compreendestes ainda? tendes ainda o vosso coração endurecido? Tendo olhos, não vedes? e tendo ouvidos, não ouvis? e não vos lembrais, Quando parti os cinco pães entre os cinco mil, quantas alcofas cheias de pedaços levantastes? Disseram-lhe: Doze. E, quando parti os sete entre os quatro mil, quantos cestos cheios de pedaços levantastes? E disseram-lhe: Sete. E ele lhes disse: Como não entendeis ainda?
Este texto fala sobre a preocupação dos discípulos com o fato de não terem levado pão no barco. Assim ficaram com medo de lhes faltar alimento, uma vez que tinham apenas um pão, o que não supriria. Estavam com Jesus dentro do barco e tinham medo de morrer de fome, Jesus os repreende, chamando-os de corações endurecidos. São assim os que têm coração de Pedra,ou endurecido, evidenciam alguns sinais:
1.Não crê na providência divina. Uma pessoa com um coração petrificado, endurecido, jamais conseguirá crer na providência de Deus. Mesmo que Deus more no barco junto com ela, sua confiança sempre estará nos seus bens, naquilo que possui. Que mesmo com Jesus no barco não estamos imunes a nos faltar alguma coisa, aqui no caso o pão, ma pode ser que nos falte qualquer outra coisa, mas um coração petrificado não crê na providências divina, que a situação pode mudar...Um coração assim não tem chances de conhecer verdadeiramente a Deus, mesmo que freqüente a igreja e participe de todos as suas reuniões.
2.Não considera a presença de Jesus. Os discípulos não levaram em consideração a presença de Jesus no barco. O fato de que ter Jesus em nosso barco é mais importante do que ter pão, pois Ele é o pão da vida, por isso Jesus ficou ofendido com a preocupação deles. Deus também se ofende conosco quando resmungamos, murmuramos por coisinhas que nos faltam.
3.Não compreende os planos de Deus. (olhos e não vêem, ouvidos e não ouvis)Vocês não compreenderam?” Realmente, quem tem um coração de pedra não compreende que os bens espirituais são infinitamente superiores aos materiais. Jesus perguntou-lhes com um certo espanto: “ Os fariseus não compreenderam, alias o mais certo é que não quiseram entender o significado dos milagres de Jesus e todos os seus gestos .Mas Jesus não se cala e os repreende: "Tendo olhos não vês, e tendo ouvido não ouvis? Não se lembram de nada, perderam a memória?" Agora os discípulos não são pessoas estranhas a Jesus estão lado a lado, dia a dia vivendo o cotidiano de Jesus. A cegueira e a surdez espiritual comparando com aquele que estão fora, reflete um coração endurecido fechado ao projeto de Deus. E o projeto de Deus é a salvação do homem, que muitos não conseguem compreender. E você, seu coração como está em relação a Deus? Sua palavra diz: "quando ouvirdes a palavra não endureçais o vosso coração".
Nenhum comentário:
Postar um comentário