O Deus que vê o coração

Em I Samuel 16:6, 7, está registrado: “E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe, e disse: Certamente está perante o SENHOR o seu ungido. Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração.”
Daqui alguns dias minha esposa estará se submetendo a uma cirurgia no coração, por isso a acompanhei  até um hospital para ela fazer um exame  chamado cateterismo, onde um tubo fino e flexível foi colocado dentro de um  vaso sanguíneo de um de seus braços  e  levado até o coração, possibilitando através de raio x vê dentro dele, e assim  o médico   terá  um diagnóstico preciso  das condições do órgão. Isto me fez lembrar a história de Davi, que ressalta do Deus que vê o coração, sem precisar de qualquer recurso.
A história desse personagem é uma  uma das mais conhecidas da bíblia e uma das mais tocantes. No texto em tela, começa a se desenrolar o começo dessa história. O profeta Samuel foi enviado para ungir um novo rei, aquele que iria suceder o rei Saul. E quando o primeiro dos filhos de Jessé que é Eliabe, passa por Samuel, a sensação de dele   é a de que está diante daquele que seria rei . Muitas vezes somos assim, somos levados pelo que vemos, julgamos pela aparência, porque vemos apenas o exterior, o esteriótipo, e como nos enganamos, mas não era Eliabe nem os demais irmãos que foram passando um a um diante do profeta, porque todos foram rejeitados por Deus, até que  Samuel perguntou se ainda tinha algum dos filhos  e Jessé responde que sim, estava no pasto. E aquele que ninguém esperava que fosse o escolhido por Deus, foi de quem Deus viu o coração, e disse a Samuel que fosse ungido.
Mas o que Deus viu em Davi,será que viu um coração perfeito? Não, pelo contrário concerteza Deus viu um coração cheio de altos e baixos. E a bíblia não esconde, os momentos baixos não, pois expõe um dos momentos mais tristes na vida do rei Davi que foi adulterar com a mulher de um de seus soldados e ainda depois  mandar matar esse soldado, que coração hein? Aliás, aos nossos olhos, diríamos: "um homem sem coração". Pois é, mas a história não termina aí. A história bíblica mostra que quando esse coração foi confrontado por Deus através do profeta Natã, este se arrependeu e quebrantou-se e submeteu-se, portanto Deus viu um coração disposto a mudança a.., isto fica evidente quando lemos o salmo 51 que registra uma oração de Davi, onde ele começa dizendo:”tem misericórdia de mim ó Deus..apaga minhas transgressões....contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista” Caro leitor, o que Deus tem visto no teu coração? há um ditado popular que diz: “coração é terra que ninguém anda”, ou seja, ninguém é capaz de saber o se passa verdadeiramente  por dentro do outro, mas Deus não é assim, ele é capaz de saber e ver o que se passa, sabe quando estamos tristes, decepcionados, vazio ou cheio, frustrados com a vida, é Ele que através de Jesus pode mudar, transformar e habitar o coração de quem se deixa vê como é, que admite e sabe que Deus tudo vê. Vê o interior do coração, que bate a porta dele dizendo "eis que estou a porta e bato, se alguém ouvir, ouvir a minha vóz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo". Permita Deus entrar e fazer parte da sua vida, só ele pode dar novo coração, nova vida.
           Fica com Deus!
           Aldyr

Um comentário:

Pr. Rei disse...

Gostei da mensagem e da ilustração do exame da Olivia, caiu muito bem,rsrs. Vou reproduzí-la na igreja! Mas não se preocupe que lhe darei os créditos. Shalom!