Na Parábola do Evangelho Lucas 12.13-21 Jesus nos mostra como uma pessoa se torna louca pelo simples fato de ter confiado nos seus bens e não na graça poderosa do nosso Deus .Disturbio, comportamento anormal. "PORQUE ERA LOUCO ESTE HOMEM?"
I - Poque foi um ingrato para com Deus. v.16. Tornou-se rico pelo fato de ser uma pessoa trabalhadora e um excelente administrador. Não adquiriu os seus bens de qualquer maneira, mas, do labor do dia a dia. Deus esteve com ele abençoando o seu solo fazendo-o produzir de maneira espetacular.
Não é grato não menciona o nome de Deus. Não reconheceu por nenhum instante. Mas existem pessoas assim . A pessoas que só sabem pedir.......Você é assim?
II - Porque confiou nos seus bens. v.17,18 A abundância da colheita era tal que ele precisou de destruir os velhos celeiros e construir outros uma vez que os que tinha eram pequenos demais para o que colhera. Vemos como a confiança desse homem está centralizada naquilo que os seus celeiros guardavam. A colheita seria a garantia futura. O seu "pé-de-meia", a sua aposentadoria, a sua poupança O dinheiro é ídolo que tem o maior número de adoradores neste mundo. Pessoas se casam, divorciam, matam e morrem pelo dinheiro.. Quantas pessoas fazem de tudo pra se "fazer", pra "se dá bem", confiam se matam usam de todos os recursos prá chegar onde querem chegar fazem qualquer loucura.
III - Porque estava enganando a sua alma. v.19 Observe quatro características de alguém que engana a sua alma: a) "Alma: descansa." Este homem chegou às raias da loucura pensando que os bens materiais poderiam, descansar, dar repouso à sua alma. Notem que ele tinha tudo, mas não tinha descanso de alma b) "Alma: come." O seu materialismo era de tal maneira ...... c) "Alma: bebe." Pensava ainda que poderia dessedentar a sua alma. O Salmista mostra : "A minha alma tem sede do Deus vivo. d) "Alma: regala-te" A única e verdadeira regalia que temos é a herança na eternidade.
O vazio da alma faz o homem querer preencher com prazeres efêmeros. Com coisas erradas.....
IV - Porque não se preparou para vida eterna.v.20 "Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus." Duas coisas inevitáveis estão à frente dessa pessoa louca:
a) Prestação de Contas. "Esta noite te pedirão a tua alma." -. . Aquele rico fazendeiro fora chamado naquela noite, conforme nos relata Jesus. b) Perda de todos os bens materiais. Os bens não acompanharão o ser humano além túmulo. "Tudo o que eu tenho levo diariamente comigo", levar apenas nosso caráter - nossos bens passam para outras mãos." Tem gente que se prepara pra tanta coisa, mas não se prepara pra vida eterna... Conclusão: O homem lúcido portanto é aquele que tem atitudes diferentes desse homem da parábola contada por Jesus, ele é alguém que é grato a Deus, que confia não nos bens, mas em Deus, que não engana a sua alma, não se deixa enganar por coisas que são efêmeras, é alguém que está preparado para vida eterna. Seja lúcido então.
Nenhum comentário:
Postar um comentário