Fim de Festa

            No registo do evangelista João no capítulo de numero 2: 1-11, seria exatamente o que ocorreria em um casamento em Caná da Galiléia, por conta do vinho ter acabado, uma vez que, a falta deste, significava o fim da alegria.
           Era costume da época nos casamentos se fazer até sete dias de festa, se convidava os amigos,  que vinham chegando para celebração que era regada a vinho e partilhavam da festa com muito júbilo junto aos noivos e familiares. No texto em tela, havia a presença de um ilustre convidado, que  ainda na verdade não era ilustre, estava com sua mãe e seus discípulos, este era Jesus.
           Refere o texto que Maria, mãe de Jesus, que provavelmente fosse mais íntima da família dos noivos, toma conhecimento do término do vinho, dirigi-se então a Ele e diz: "O Vinho acabou". A resposta do filho a mãe, até hoje para quem não compreende o contexto cultural ao se ler choca: "Que tenho eu contigo mulher..", mas a verdade é que Maria intercede junto ao filho, para que a festa não acabasse antes do tempo, a família os noivos concerteza de poucos recursos, calcularam mal, mesmo servindo um vinho de baixa qualidade, a quantidade não supriu a demanda de convidados. Mas estava presente na festa, alguém cuja a presença fez toda a diferença, era quem não podia faltar a este casamento, mesmo que os noivos nem imaginassem.
          Estava Ele lá, no lugar certo na  hora certa, a dizer aos serventes, que já estavam orientados por Maria a fazer tudo que Ele viesse a pedir "Enchei as talhas de água..Tirai agora e levai ao mestre-sala", pois não era o fim da festa e sim o melhor dela, pois o melhor vinho passaria a ser servido, e assim Jesus deu princípio público aos seus sinais em Caná da Galiléia.
          Para muitos o fim da festa pode representar muitas coisas: uma enfermidade, um problema de ordem conjugal, uma porta de emprego que fechou, uma decepção amorosa, enfim, mas o episódio acima nos faz pensar que existe alguém que quando é convidado a fazer parte de nossa vida pode intervir e transformar a água em vinho, pode devolver a alegria de viver e fazer a festa da vida continuar, pois é Ele quem diz: Eu vim para que tenham vida e vida em ambudância."

         Aldyr

Nenhum comentário: