Nasceu de Novo


    É o que certamente aconteceu com um homem chamado Nicodemos que foi ter um encontro com Jesus segundo a narrativa do evangelho de João no capítulo 3:1-3. Seu nome também é mencionado nos capítulos 7:50-52 e 19:38-39, onde considerando-se a postura que tem diante de seus companheiros do sinédrio e a homenagem póstuma que presta a Jesus, isto nos parece um indicativo da experiencia que teve com o novo nascimento após ter ido conhecer Jesus de perto.
             Quem é Nicodemos? é um fariseu, líder pertecente a elite política e religiosa da época, membro do sinédrio, conhecedor da teologia judaica, mas que apesar de tudo isso faltava-lhe algo que o fez ser atraído por Jesus. Age com inteligência vai até Jesus, embora nesse primeiro momento faça isso de noite, talvez por conta de sua posição, não ser visto por seus amigos.
              Diante de Jesus se expressa com lógica, com inteligência, porém Jesus vai direto aquilo que talvez Nicodemos não esperasse ouvir: "Quem não nascer de novo não pode ver o reino de Deus". Em outras palavras Jesus estava a dizer para o líder farizeu que conhecimento terreno, teológico, posição, dinheiro, são paliativos para o grande vazio espiritual do homem, pois para esse vazio existencial, vazio de alma, somente nascendo de novo, encontro verdadeiro com Deus, uma experiência pessoal que cada ser humano precisa ter, somentes quem tem referida experiência vêem o reino de Deus.
              Você leitor já nasceu de novo, o evangelho de Jesus já faz parte de sua vida. Se não,tenha um encontro com Ele e nasça verdadeiramente.

               Aldyr

Fim de Festa

            No registo do evangelista João no capítulo de numero 2: 1-11, seria exatamente o que ocorreria em um casamento em Caná da Galiléia, por conta do vinho ter acabado, uma vez que, a falta deste, significava o fim da alegria.
           Era costume da época nos casamentos se fazer até sete dias de festa, se convidava os amigos,  que vinham chegando para celebração que era regada a vinho e partilhavam da festa com muito júbilo junto aos noivos e familiares. No texto em tela, havia a presença de um ilustre convidado, que  ainda na verdade não era ilustre, estava com sua mãe e seus discípulos, este era Jesus.
           Refere o texto que Maria, mãe de Jesus, que provavelmente fosse mais íntima da família dos noivos, toma conhecimento do término do vinho, dirigi-se então a Ele e diz: "O Vinho acabou". A resposta do filho a mãe, até hoje para quem não compreende o contexto cultural ao se ler choca: "Que tenho eu contigo mulher..", mas a verdade é que Maria intercede junto ao filho, para que a festa não acabasse antes do tempo, a família os noivos concerteza de poucos recursos, calcularam mal, mesmo servindo um vinho de baixa qualidade, a quantidade não supriu a demanda de convidados. Mas estava presente na festa, alguém cuja a presença fez toda a diferença, era quem não podia faltar a este casamento, mesmo que os noivos nem imaginassem.
          Estava Ele lá, no lugar certo na  hora certa, a dizer aos serventes, que já estavam orientados por Maria a fazer tudo que Ele viesse a pedir "Enchei as talhas de água..Tirai agora e levai ao mestre-sala", pois não era o fim da festa e sim o melhor dela, pois o melhor vinho passaria a ser servido, e assim Jesus deu princípio público aos seus sinais em Caná da Galiléia.
          Para muitos o fim da festa pode representar muitas coisas: uma enfermidade, um problema de ordem conjugal, uma porta de emprego que fechou, uma decepção amorosa, enfim, mas o episódio acima nos faz pensar que existe alguém que quando é convidado a fazer parte de nossa vida pode intervir e transformar a água em vinho, pode devolver a alegria de viver e fazer a festa da vida continuar, pois é Ele quem diz: Eu vim para que tenham vida e vida em ambudância."

         Aldyr

Nobre Missão

              Na leitura de Gênesis no capítulo 26:1-26 encontramos um dos personagens não tão ilustre como diversos que a bíblia apresenta no velho testamento. O do capítulo referido é chamado Eliézer, servo antigo de Abraão, que no texto em tela recebe uma das mais importantes tarefa de seu senhor. Deveria Eliézer  ir a Canaã, de onde havia saído seu senhor sob ordem divina, debaixo de promessa, a de que a partir de Abrãao Deus faria uma grande nação.
             Pois bem, Abrãao já está velho, final de vida, sem mesmo condição de retornar a sua terra de origem e de sua parantela tomar uma mulher pra seu filho Izaque. Todavia, a promessa de Deus não deixaria de ser cumprida. Abraão tem um servo com quem poderia contar, alguém de confiança, fiel a seu senhor.
             Eliézer sente o peso da responsabilidade, do desafio, da seriedade da missão, mas se dispõe a cumprir áquela que talvez de todas seria a sua mas nobre missão, ser instrumento de Deus na viabilidade da promessa feita por Deus ao seu senhor a tantos anos, a descendencia haveria de se multiplicar e nação prometida não deixaria de um dia se concretizar. Eliézer teve êxito, encontrou Rebeca, a qual se tornaria a esposa do filho de seu senhor.
            Quem sabe Deus tem chamado você pra uma tarefa especial e que assim como Abraão pode contar com Eliezer, Deus espera contar com você. Você é o instrumento que Deus quer usar. Assim como o servo teve a garantia de seu senhor, o Criador e Senhor de nossas vidas é aquele que quando nos chama para algo especial nos garante a vitória. Não se esquive, o desafio, o chamado está posto.

           Aldyr

A LOUCURA DE UM HOMEM

Na Parábola do Evangelho Lucas 12.13-21 Jesus nos mostra como uma pessoa se torna louca pelo simples fato de ter confiado nos seus bens e não na graça poderosa do nosso Deus .Disturbio, comportamento anormal"PORQUE ERA LOUCO ESTE HOMEM?"
I - Poque foi um ingrato para com Deus. v.16. Tornou-se rico pelo fato de ser uma pessoa trabalhadora e um excelente administrador. Não adquiriu os seus bens de qualquer maneira, mas, do labor do dia a dia.  Deus esteve com ele abençoando o seu solo fazendo-o produzir de maneira espetacular.
Não é grato não menciona o nome de Deus. Não reconheceu por nenhum instante. Mas existem pessoas assim . A pessoas que só sabem pedir.......Você é assim?
II - Porque confiou nos seus bens. v.17,18   A abundância da colheita era tal que ele precisou de destruir os velhos celeiros e construir outros uma vez que os que tinha eram pequenos demais para o que colhera. Vemos como a confiança desse homem está centralizada naquilo que os seus celeiros guardavam. A colheita seria a garantia futura. O seu "pé-de-meia", a sua aposentadoria, a sua poupança O dinheiro é ídolo que tem o maior número de adoradores neste mundo. Pessoas se casam, divorciam, matam e morrem pelo dinheiro..  Quantas pessoas fazem de tudo pra se "fazer", pra "se dá bem", confiam se matam usam de todos os recursos prá chegar onde querem chegar fazem qualquer loucura.
III - Porque estava enganando a sua alma. v.19  Observe quatro características de alguém que engana a sua alma:   a) "Alma: descansa." Este homem chegou às raias da loucura pensando que os bens materiais poderiam, descansar, dar repouso à sua alma. Notem que ele tinha tudo, mas não tinha descanso de alma     b) "Alma: come." O seu materialismo era de tal maneira ......   c) "Alma: bebe." Pensava ainda que poderia dessedentar a sua alma. O Salmista mostra : "A minha alma tem sede do Deus vivo.  d) "Alma: regala-te" A única e verdadeira regalia que temos é a herança na eternidade. 
O vazio da alma faz o homem querer preencher com prazeres efêmeros.  Com coisas erradas.....
IV -  Porque não se preparou para vida eterna.v.20  "Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus."    Duas coisas inevitáveis estão à frente dessa pessoa louca: 
a) Prestação de Contas. "Esta noite te pedirão a tua alma." -. . Aquele rico fazendeiro fora chamado naquela noite, conforme nos relata Jesus. b) Perda de todos os bens materiais. Os bens não acompanharão o ser humano além túmulo. "Tudo o que eu tenho levo diariamente comigo",  levar apenas nosso caráter - nossos bens passam para outras mãos." Tem gente que se prepara pra tanta coisa, mas não se prepara pra vida eterna...   Conclusão: O homem lúcido portanto é aquele que tem atitudes diferentes desse homem da parábola contada por Jesus, ele é alguém que é grato a Deus, que confia não nos bens, mas em Deus, que não engana a sua alma, não se deixa enganar por coisas que são efêmeras, é alguém que está preparado para vida eterna. Seja lúcido então.