Mãe Exemplar

Em Exôdo 2:1-10, lemos: 1) Foi-se um homem da casa de Levi e casou com uma filha de Levi.2) A mulher concebeu e deu à luz um filho e, vendo que ele era formoso, escondeu-o três meses.3) Não podendo, porém, escondê-lo por mais tempo, tomou para ele uma arca de juncos, e a revestiu de betume e pez e, pondo nela o menino, colocou-a entre os juncos a margem do rio.4) E sua irmã postou-se de longe, para saber o que lhe aconteceria.5) A filha de Faraó desceu para banhar-se no rio, e as suas criadas passeavam à beira do rio. Vendo ela a arca no meio os juncos, mandou a sua criada buscá-la.6) E abrindo-a, viu a criança, e eis que o menino chorava então ela teve compaixão dele, e disse: Este é um dos filhos dos hebreus.7) Então a irmã do menino perguntou à filha de Faraó: Queres que eu te vá chamar uma ama dentre as hebréias, para que crie este menino para ti?8) Respondeu-lhe a filha de Faraó: Vai. Foi, pois, a moça e chamou a mãe do menino.9) Disse-lhe a filha de Faraó: Leva este menino, e cria-mo eu te darei o teu salário. E a mulher tomou o menino e o criou.10) Quando, pois, o menino era já grande, ela o trouxe à filha de Faraó, a qual o adotou e lhe chamou Moisés, dizendo: Porque das águas o tirei.
Uma das missões mais nobres sem dúvida é a de ser mãe, claro que maternizar  é muito mais do que gerar e dar a luz, a prova disso é o  crescente número de mulheres que dão à luz e abandonam seus filhos, com freqüência vemos no noticiário dos telejornais. Ser mãe é muito mais que isso, ser mãe é gerar e dar à luz sim, mas acima de tudo ser mãe é amar, exercer um dom que é divino. Mas a mãe em tela viveu em um tempo muito difícil para todas as mães do povo hebreu, uma vez que Faraó temia o crescimento dos hebreus que eram escravos dentro do Egito e se insurgissem contra os egípcios. Desta forma Faraó ordenou que todas as crianças do sexo masculino ao nascerem fossem lançados no Rio Nilo. Mas o que aprendemos com essa mãe do texto que serve de lição para todos nós?
Perseverança “3 meses”- Joquebede não era daquelas pessoas que desistem facilmente de seus ideais, ela era persistente, perseverante. Numa época em que a lei egípcia mandava entregar os meninos para que fossem mortos, ela resolveu lutar até o fim, Joquebede amava seu filho, e por isso ela não desistiu dele, ela não desistiu da benção que Deus havia lhe dado. A semelhança dessa mãe temos que ser perseverantes em algumas coisas, não desistir de nossos sonhos, ideais. Quantas vezes somos acometidas de um desânimo, não vislumbrando a benção que Deus pode nos dá. Eu e você precisamos continuar acreditando, lutando por aquilo que entendemos ser propósito de Deus. Quanta gente deixa de acreditar na transformação de um filho, na salvação do cônjuge, de uma porta de emprego que pode se abrir a qualquer momento
Usa de sabedoria .  A mãe do texto também nos ensina com sua sabedoria. O menino estava crescendo e ela não tinha mais como escondê-lo, a qualquer momento ele seria encontrado e morto, e então ela teve uma brilhante idéia. Pegou um cesto, calafetou-o, colocou o menino dentro e deixou à beira do rio. Foi uma atitude sábia, sabedoria essa concerteza dada por Deus. A sabedoria é necessária, Na família, no casamento, em todas as áreas, a sabedoria é essencial para que sejamos felizes. Quantos lares e casamentos estão em crise. Quantas palavras ditas na hora errada e atitudes são tomadas sem sabedoria. Peçamos a Deus sabedoria para lidar com as situações da vida, seja ela de ordem familiar, sentimental, financeiro, igreja, enfim
Temor a Deus Joquebede era uma serva de Deus que verdadeiramente o temia. Esse é o princípio, o segredo está aqui. Teme a Deus que o conhece, quem tem relacionamento pessoal com o  único que pode salvar, tranformar, operar o milagre.
É abençoado por Deus: Joquebede foi uma mulher muito abençoada! Como resposta à perseverança, à sabedoria e às orações de Joquebede, Deus a abençoou grandemente. Ela não somente pôde criar seu filho que tanto amava, como recebia um salário da filha de faraó para isso. Certamente ela não contava com isso, a benção de Deus foi além do que ela esperava. Vai ter momentos em nossa vida que se formos perseverantes e agirmos com sabedoria dada por Deus a benção vem dobrada. Sejamos fiéis, mesmo em meio a tantas dificuldades, porque quando a benção vier, vem além de nossas expectativas
A verdade é que ninguém nasce perseverante, sábio e temente a Deus. Mas se buscarmos certamente alcançaremos estas virtudes. Que possamos nos espelhar no exemplo dessa mulher de Deus que tanto nos ensina. Fica com Deus!

Sustentação da Família

                                                                                   
Gênesis 2:18 a 25 registra:
E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.
Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.
E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea.
Então o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar;
E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.
E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.
Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.
E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam.
Neste texto encontramos Deus criando a primeira família e aqui encontramos algumas bases que se observados podem dar sustentação a família
Companheirismo. Desde  início Deus constatou que o homem precisa de uma companheira. E quando falo homem falo no sentido do sexo masculino. Isso é tão verdade que podemos observar que a mulher resiste muito mais que o homem em ficar só na questão afetiva, muitas delas por causa de uma decepção, frustração em um relaciomento, decidem não construir nenhum relacionamento com outro homem, e as vezes sai com aquela máxima: “antes só do que mal acompanhada”, mas o homem é mais difícil, sempre busca uma companheira, uma auxiliadora, Chega um estágio de sua vida que ele precisa ter alguém ao seu lado. Mas interessante que o próprio Salomão deixou registrado em Eclesiastes que: “Melhor é serem dois do que um, porque  tem melhor paga do se trabalho” e o homem assimila muito bem isso.
Todavia num relacionamento de um casal, na família necessário se faz, que haja companheirismo que se traduz em cuidado, respeito, cumplicidade
 Transparência. Diz a parte final do versículo 25 que estavam nus e não se envergonhavam, ou seja, não havia o que esconder um do outro e não se envergonhavam. Isto é uma figura daquilo que deve acontecer no relacionamento, uma não deve esconder nada do outro, deve haver transparência em todos os sentidos. Mesmo porque os filhos percebem, não deve haver desconfiança. Quando um dos cônjuges refere ao outro com a frase: “acho que você ta escondendo alguma coisa de mim”, falta transparência
Unidade. O texto diz: “serão os dois uma só carne”. Indicativo de unidade em todos os sentido, são uma só carne em todos os sentidos, deve haver unidade de propósitos, sonhos. Deixa de existir: o meu, o teu, agora é o nosso carro, nossa casa.
Presença de Deus. Fundamental o relacionamento do casal, da família com Deus, é o que vai fazer a diferença. Porque pode-se ter tudo, mas se  Deus não for o centro da família, pode-se ter tudo em termos materiais e em outros aspectos da vida, mas qualquer coisa pode trazer a instabilidade e desmoronar a família. Na ávida do primeiro casal, Deus andava no Jardim do Éden com Adão. Sua presença imanente era uma realidade. A família, para ter sustentação precisa valorizar, priorizar Deus nos relacionamentos familiares.
Não permita que Deus fique de fora do seu casamento, do seu lar, da sua família, ma Ele entra e faz de nossa vida, quando permitimos. Ele sempres está batendo a porta de nossa casa querendo, se alguém abrir Ele entra, diz a Palavra, portanto permita Ele fazer parte da sua família.